Índia é prioridade para fabricante do Rafale
08/02/13 06:38Após o fiasco da tentativa de vender o Rafale para a Força Aérea Brasileira, a fabricante francesa Dassault Aviação aposta na obtenção de um contrato para vender 126 caças para a Índia.
O negócio envolverá cerca de 12 bilhões de dólares e uma parceria tecnológica de pelo menos 20 anos.
Numa entrevista concedida ao jornal “Le Monde”, o novo presidente da Dassault, Eric Trappier, disse que o Rafale deverá obter o sinal verde na análise técnica dos militares indianas.
É uma parte do caminho, segundo ele. O resto é política: o presidente François Hollande deverá viajar para a Índia para tentar amarrar as pontas do negócio.
“É a dimensão política que é importante agora, um país não compra essa quantidade de equipamento de um outro país se não há uma relação forte entre os dois Estados no longo prazo”, disse Trappier ao jornal francês.
A situação do contrato na Índia é, de certa forma, inversa ao que se passou no Brasil, onde a simpatia política precedeu a questão técnica.
O processo para a compra de 36 caças por R$ 10 bilhões (valores atualizados) é uma novela inconclusa que começou em 2001, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. O processo foi suspenso em 2003, após a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, e foi reformulado.
Junto com Nicolas Sarkozy, Lula chegou a expressar preferência pelo Rafale, mas a análise técnica da Aeronáutica preferiu o caça sueco Gripen. Também estava na disputa o americano Super Hornet.
Em visita à França em dezembro, a presidente Dilma Rousseff disse, ao lado de Hollande, que suspendeu o projeto de compra de caças para a Aeronáutica por causa da crise econômica.
informação estranha. 126 caças 12 bilhões para a India. para o brasil 36 caçãs 10 bilhões.
O Brasil tentaria comprar 36 aviões de caça franceses, modelo Rafale, por 10 bilhões de dólares, certo?
E a Índia tem perspectiva de comprar 126 caças, iguaizinhos, por 12 bilhões de dólares, Confere?
Dá prá entender a diferença estrondosa do quantitativo de caças entre os dois países, por quase o mesmo valor?!
Ou não se trata da mesma aeronave?
“_Eu só queria entender!”, diria o macaco da Globo.
Simples… um valor está em US$ e o outro está em R$. Mesmo assim ainda está caro para o Brasil.
Realmente fica difícil entender a lógica das finanças petista. Lula queria de qualquer forma escolher esse avião, depois de uma reunião a porta fechada com o fabricante, apesar de ser absurdamente caro e contrário ao relatório da FAB, que indicou o avião suéco como a melhor escolha. Talvez os franceses tenham sussurado no ouvido do nosso “honestíssimo” ex-presidente algo de secreto que esse avião tenha, q
No texto está claramente dito que o Brasil pagaria R$ 10 bilhões, em reais, não em dólares, pelos 36 caças (pela cotação de hoje, daria uma média em torno de 140 milhões de dólares para cada aeronave). Para a Índia, cada avião sairia por cerca de 95 milhões de dólares. Antes de acusar o governo de burrice, é preciso ver as especificações técnicas das aeronaves, que podem aumentar ou diminuir o custo do aparelho. De qualquer forma, acredito que França e Brasil poderiam se concentrar em outras formas de intercâmbio nas áreas da cultura, educação e desenvolvimento.